Soluções com inteligência artificial da Intelbras vão auxiliar na segurança da Oktoberfest 2022

Listen to this article

Câmeras inteligentes e bodycams para equipes de segurança vão monitorar todo o perímetro do Parque Vila Germânica

A Intelbras, empresa brasileira com 46 anos de história, pela segunda edição consecutiva é parceira da Oktoberfest, e disponibiliza soluções tecnológicas que vão garantir a segurança dos participantes em conjunto com o trabalho da Polícia Militar e do integrador Minister, da 37ª edição do evento que acontece entre os dias 5 e 23 de outubro, em Blumenau, Santa Catarina.

A parceria firmada com a Vila Germânica, organizadora da Oktoberfest, contempla a instalação de 180 câmeras inteligentes dispostas no perímetro do Parque Vila Germânica, 20% a mais que na última edição. Esses equipamentos contam com tecnologia de alta performance de imagem e inteligência artificial embarcada que, em conjunto com o software de monitoramento Intelbras Defense IA, fazem o reconhecimento facial dos visitantes, auxiliando na identificação e busca de pessoas — não apenas pelos traços do rosto, mas também pela cor de roupa, acessórios, gênero, idade e outros.

Segundo Mário Hildebrandt, Prefeito de Blumenau, “O que nós temos trabalhado na Oktoberfest é a qualidade na recepção do nosso cidadão, do turista, para que possam vir à festa e ter a experiência com a cultura, tradição, gastronomia, entrando e saindo da Vila com segurança e proteção. A parceria com a Intelbras e com a tecnologia oferecida pela marca, nos dá a condição de ampliarmos ainda mais o atendimento da população, da segurança e cuidado com o turista e com as famílias, para que possam aproveitar a festa e tudo o que ela oferece”, afirma.

Além disso, a Oktoberfest contará com uma novidade do portfólio da Intelbras: a bodycam, ou câmera operacional portátil. Essa solução estará acoplada no peitoral dos profissionais de segurança, auxiliando no monitoramento da festa, no esclarecimento de eventos, além de levar a um melhor comportamento entre os agentes e os cidadãos. A BCM 5000 Defense captura imagens em HD e grava de forma offline. As imagens podem ser acessadas em tempo real por Wi-Fi e 4G, além de ser possível o envio de alarmes e áudio bidirecional entre o usuário e a base operacional.

Para Marcelo Bett Pagani, Diretor da unidade de Segurança da Intelbras, a presença de novas soluções, ainda mais tecnológicas e inteligentes, aumenta a expectativa de que a edição desse ano será ainda mais segura.

As soluções e tecnologias utilizadas
Para o monitoramento do perímetro do Parque foram instaladas 180 câmeras, algumas do modelo VIP 9450 B FACE, que grava imagens de altíssima qualidade (resolução de 4 MP) e ainda mais precisão na captação de detalhes. Permite reconhecer faces e comparar com um banco de dados de até 200 mil faces. Equipada com infravermelho, garante imagens nítidas mesmo em ambientes sem luminosidade.

As imagens capturadas serão armazenadas em dois modelos de gravadores digitais, o iNVU 90128 M1 FT, que garante alto desempenho com apenas um dispositivo, permitindo a instalação de até 128 canais simultaneamente. Tem capacidade para 8 HDs de até 16 TB cada, para maior armazenamento de imagens e suporte aos arquivos de vídeos.

Com sistema de inteligência avançado com reconhecimento facial e leitura de placas embarcados, é possível realizar busca forense, utilizando foto ou seleção de características (idade, gênero, barba, óculos, cor e tipos de roupas).

“A parceria com a Intelbras existe desde o evento anterior, é uma união que só traz benefício, a gente faz o trabalho de mão de obra, a Intelbras entra com a tecnologia, e unidos conseguimos entregar o melhor para o público. A Intelbras tem sido muito importante no apoio a treinamentos, configuração, é algo que tende a melhorar e se consolidar. Como a tecnologia muda muito rápido, o suporte da Intelbras tem sido muito importante, fazendo com que a nossa equipe some junto com a marca”, finaliza Philipe H. da Cunha, Gerente de monitoramento da Minister, empresa responsável pela e segurança e limpeza da festa.

“A Intelbras tem inovação em seu DNA, investimos constantemente em pesquisa e desenvolvimento, o que resulta em soluções de alta tecnologia para eventos de grande porte. Temos o propósito de simplificar a tecnologia para melhorar e facilitar a vida das pessoas, levando mais proteção e tranquilidade, e é por isso que estamos mais uma vez orgulhosos em patrocinar a Oktoberfest Blumenau”, finaliza Bett.

Sala de imprensa equipada
A Intelbras disponibilizou equipamentos para que os jornalistas tenham mais conforto na sala de imprensa. São carregadores de dispositivos, mouses e teclados, além de nobreaks, que garantem o pleno funcionamento dos computadores e afins, mesmo na queda de luz, estão disponíveis para uso da imprensa durante todo o evento.

Ponto de encontro
Além das câmeras que podem localizar pessoas numa multidão, a Intelbras também disponibilizou um totem fixo, novidade na Vila Germânica, medindo 4×1 metros para que os visitantes tenham um ponto de encontro fácil e muito visível na festa.

Parceria de sucesso
A parceria entre as empresas teve início em 2019, na última edição da festa. Com a pandemia do coronavírus em 2020, o evento foi adiado, retornando em 2022, novamente com o apoio e patrocínio da Intelbras.

Serviço
OktoberFest Blumenau
Data: 05 a 23 de outubro
Local: Parque Vila Germânica
Endereço: R. Alberto Stein, 199 – Velha, Blumenau (SC)

origem: https://revistadigitalsecurity.com.br/solucoes-com-inteligencia-artificial-da-intelbras-vao-auxiliar-na-seguranca-do-publico-na-oktoberfest-2022/

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.