Barra terá central de monitoramento idealizada por associações em 60 dias

Listen to this article

Elaborado pela Câmara Comunitária e pela ABIH, projeto passa por últimos ajustes

O plano de monitoramento por meio de câmeras na Barra da Tijuca e nos arredores está perto de sair do papel. Elaborado por associações de bairro, pela Câmara Comunitária e pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), o projeto está passando pelos últimos ajustes. Apresentado ontem no XV Fórum de Segurança da Associação Comercial e Industrial do Recreio (Acir), ele deve estar em operação em até 60 dias, afirma o presidente da ABIH, Alfredo Lopes.

— Já temos uma associação constituída, com CNPJ e tudo, para gerir o sistema de monitoramento — afirma. — Ela será formada por outras associações, as principais da Barra da Tijuca e do entorno.

Batizada de Associação Comunitária Barra Segura (ACBS), ela será presidida por Lopes. Inicialmente, estava previsto que os moradores dos condomínios participantes contribuíssem com uma taxa mensal, mas ficou decidido que o monitoramento será gratuito por pelo menos um ano.

— Os fundos que temos nos permitem operar durante esse período sem contribuição de terceiros — explica Lopes.

O executivo espera que dentro deste prazo os condomínios e o comércio reconheçam as vantagens do sistema. Além das câmeras já instaladas em associações, a ACBS contará com imagens geradas por hotéis na região. Segundo Lopes, conversas estão sendo realizadas no sentido de trazer para o sistema grandes shoppings da Barra. Um convênio também será firmado com órgãos da prefeitura e do governo do estado, entre eles o 31º BPM (Recreio) para uso das imagens. Em contrapartida, a ABCS terá acesso a imagens de câmeras públicas, como as da CET-Rio.

Para Lopes, esta iniciativa é a evolução natural da intenção do setor privado de contribuir para melhoria da segurança local.

— A grande diferença é que a central de monitoramento não ficará dentro de batalhões. Isso garante uma perpetuidade. No passado, montamos algumas centrais em batalhões, e elas acabaram sucateadas — diz.

A unidade ficará em um espaço de cerca de 75 metros quadrados no edifício corporativo CEO Corporate Offices, na Avenida João Cabral de Melo Neto 850. O equipamento para montar a central já está sendo instalado. Membro do Conselho Comunitário da Barra, Delair Dumbrosck explica que o projeto original previa o aluguel do material, mas ao final optou-se pela compra.

— Foi a forma que encontramos de tentar reduzir o custo para quem aderir ao monitoramento — explica.

Dumbrosck estima que inicialmente serão entre 120 e 150 câmeras:

— Será tudo monitorado por profissionais. Esperamos que os marginais sintam que estão sendo observados: “Sorria, a gente está te vendo”.

origem: http://oglobo.globo.com/rio/bairros/barra-tera-central-de-monitoramento-idealizada-por-associacoes-em-60-dias-19331071

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.